Monthly Archive: Maio 2023
Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 206 Ex. 1
Enunciado
A expressão que permite determinar a altura (h) de um triângulo, conhecendo a sua área (A) e o comprimento da base (b) é:
[A] \(h = \frac{{b \times A}}{2}\) [B] \(h = \frac{2}{{b \times A}}\) [C] \(h = \frac{{2 \times A}}{b}\) [D] \(h = \frac{{2b}}{A}\)
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 25
Enunciado
Sabe-se que a soma de dois números naturais é 12 e a soma do dobro desses números é 14.
Quais são esses números?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 24
Enunciado
Quais os dois números inteiros cuja soma é 145 e a diferença é 63?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 23
Enunciado
Os alunos de um conservatório de música vão fazer uma apresentação no próximo sábado. O grupo é formado por 20 pessoas que tocam violão e violino. Sabendo-se que um violão tem 6 cordas, um violino tem 4 cordas e o número total de cordas desse grupo é 104, quantos violões e quantos violinos estarão em palco?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 22
Enunciado
O Diogo tem \(\frac{1}{3}\) da idade do pai. Daqui a 2 anos, a soma das idades dos dois é 60 anos.
Quantos anos tem o Diogo?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 21
Enunciado
Uma caixa com tampa custa 1,20 €.
Ao comprar 3 caixas e 5 tampas gastámos 4,10 €.
Quanto custou cada tampa? E cada caixa?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 20
Eunciado
Sabendo que a amplitude do ângulo α é \(\frac{1}{4}\) da amplitude do ângulo β, qual é a medida da amplitude de cada um destes ângulos?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 19
Enunciado
O contorno da figura seguinte mede 39,5 cm e o perímetro do triângulo mede 24,5 cm.
Qual é a medida do comprimento do lado do quadrado?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 18
Enunciado
Um automobilista percorreu 325 km em 4 h, fazendo a primeira parte do percurso à velocidade média de 90 km/h e a segunda parte a 70 km/h.
- Qual é a distância percorrida na primeira parte? E na segunda?
- Quanto tempo demorou em cada uma das partes do percurso?
Apresenta o resultado em horas e minutos.
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 17
Enunciado
Do triângulo [ABC], sabe-se que é retângulo em A e que a amplitude α é o dobro da amplitude β.
Calcula as amplitudes α e β.
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 16
Enunciado
Considera o seguinte sistema de equações: \[\left\{ {\begin{array}{*{20}{l}}{x + 3 = y – 3}\\{x = \frac{y}{4}}\end{array}} \right.\]
- Escreve o enunciado de um problema que se possa traduzir pelo sistema dado.
- Resolve o sistema de equações.
- Classifica-o.
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 205 Ex. 15
Enunciado
A diferença entre dois números inteiros é 24.
Se adicionarmos 8 a cada um deles, obtemos dois novos números em que o maior é o tripo do menor.
Quais são esses números inteiros?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 204 Ex. 14
Enunciado
Num espetáculo no jardim zoológico, em que entram iguanas e araras, contamos 36 patas e 15 cabeças.
Quantas iguanas e quantas araras estão no espetáculo?
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Equações literais e sistemas: Matematicamente Falando 8 - Pág. 204 Ex. 13
Enunciado
Uma fábrica produz triciclos e bicicletas para crianças, como os da figura abaixo.
Ontem produziram-se 11 unidades e, para montá-las, foram usadas 40 rodas.
Quantos triciclos e quantas bicicletas foram ontem produzidos na fábrica? Explica a tua resposta.
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