Monthly Archive: Junho 2023
Fazer contas a isto é que deve ser difícil. Por acaso, não é.
Um comboio do Porto a Lisboa, 300 quilómetros para percorrer, 100 quilómetros de velocidade e uma joaninha com um pai em Lisboa e que tem tanta pressa que vai a 500 quilómetros por hora. Fazer contas a isto é que deve ser difícil. Por acaso, não é.
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A possibilidade de encontrar num grupo de cinquenta pessoas duas que nasceram no mesmo dia é maior do que se imagina
A possibilidade de encontrar num grupo de cinquenta pessoas duas que nasceram no mesmo dia é maior do que se imagina. É tudo uma questão de probabilidades, como se explica no programa AB Ciência.
Mostrar como a ciência pode ser divertida e interessante era objetivo do AB Ciência, um … Ler mais
E que altura alcançaria uma folha dobrada tantas vezes?
Será possível dobrar ao meio cinquenta vezes uma folha de papel? E que altura alcançaria uma folha dobrada tantas vezes? Respostas que pode encontrar nesta experiência realizada no programa AB Ciência.
Mostrar como a ciência pode ser divertida e interessante era objetivo do AB Ciência, um programa da RTP … Ler mais
Para saber a resposta basta acompanhar a experiência realizada pelo matemático Nuno Crato no programa AB Ciência
Será que uma carga montada sobre cilindros progride na relação do diâmetro dos mesmos? Para saber a resposta basta acompanhar a experiência realizada pelo matemático Nuno Crato no programa AB Ciência.
Mostrar como a ciência pode ser divertida e interessante era objetivo do AB Ciência, um programa da RTP … Ler mais
Saber se seria possível atravessar todas as pontes sem que se repetisse qualquer delas transformou-se num desafio que Leonhard Euler procurou solucionar
No Século XVIII existiam na cidade de Königsberg sete pontes que ligavam duas margens a uma ilha que se encontrava no centro do rio Prególia. Saber se seria possível atravessar todas as pontes sem que se repetisse qualquer delas transformou-se num desafio que o matemático Leonhard Euler procurou solucionar.… Ler mais
O AB Ciência recria, numa experiência, este princípio com mais de dois mil anos
Arquimedes estava no banho quando lhe ocorreu a solução para um problema que estava a resolver. Saiu a correr pelas ruas, nu, gritando “Eureka” (descobri) e ficava para a história o nascimento do princípio de Arquimedes. O AB Ciência recria, numa experiência, este princípio com mais de dois … Ler mais
Para esclarecer o resultado de um roubo, um sábio utilizou o que em matemática se chama uma análise retrógrada
Para esclarecer o resultado de um roubo, um sábio utilizou o que em matemática se chama uma análise retrógrada. Venha saber o que é e, já agora, conheça também o resultado das contas feitas no AB Ciência.
Mostrar como a ciência pode ser divertida e interessante era objetivo do … Ler mais
Esta tira de papel, imaginada pelo matemático August Möbius, mostra um comportamento inesperado quando é cortada ao meio
Esta tira de papel, imaginada pelo matemático August Möbius, mostra um comportamento inesperado quando é cortada ao meio. É fácil criar uma “Tira de Möbius” em casa ou na escola e repetir esta demonstração feita no programa AB Ciência.
Mostrar como a ciência pode ser divertida … Ler mais
A sequência de Fibonacci ficou conhecida no ocidente no principio do século XIII, quando o matemático Leonardo Fibonacci publicou o livro “Liber Abaci”
A sequência de Fibonacci ficou conhecida no ocidente no principio do século XIII, quando o matemático Leonardo Fibonacci publicou o livro “Liber Abaci“. Tem sido amplamente estudada e encontra utilização na análise de mercados financeiros, ciência da computação, teoria de jogos e modelos explicativos de fenómenos naturais.… Ler mais
O mais importante matemático da história portuguesa viveu na época dos Descobrimentos
O mais importante matemático da história portuguesa viveu na época dos Descobrimentos. Pedro Nunes foi cosmógrafo do reino, professor de infantes, autor de tratados científicos e criador de instrumentos de navegação. Como o nónio, que apresentamos aqui.
No século XVI, no auge da expansão marítima, a arte de navegar … Ler mais
TED-Ed Collections » Math of the impossible
A matemática está ao nosso redor. Pode ser vista em todos os aspetos da nossa vida diária, da tecnologia à arte, engenharia, finanças e até no desporto. Esta série explica a matemática, desde as suas origens até aos seus surpreendentes usos modernos. Mesmo os avessos à matemática poderão despertar o seu interesse.
TED-Ed Collections » Math In Real Life
A matemática está ao nosso redor. Pode ser vista em todos os aspetos da nossa vida diária, da tecnologia à arte, engenharia, finanças e até no desporto. Esta série explica a matemática, desde as suas origens até aos seus surpreendentes usos modernos. Mesmo os avessos à matemática poderão despertar o seu interesse.
TED - Ideas worth spreading
Um baralho. Cinquenta e duas cartas. Quantos arranjos?
Vamos colocar a questão desta forma: sempre que pega num baralho bem embaralhado, quase certamente está a segurar um arranjo de cartas que nunca existiu antes e pode não existir novamente.
Yannay Khaikin explica como os fatoriais permitem identificar o número exato (muito grande) de permutações num baralho de cartas padrão.
[Dirigido por The Moving Company Animation Studio, narrado por Addison Anderson].
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Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 224 Tarefa 4
Enunciado
Um dos alunos da turma da Marta trouxe para a aula de Matemática o gráfico ao lado, que representa o número de casas que a Empresa Casa Lda. construiu de 2010 a 2013.
- Olhando para a figura, o que dirias sobre o número de casas construídas em 2011 relativamente ao número de casas construídas em 2010?
E sobre o número de casas construídas em 2012 relativamente ao número de casas construídas em 2010?
Que outras observações farias?
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Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 223 Ex. 2
Enunciado
A Rita é aluna do 8.º ano de uma escola do ensino básico.
- As idades dos alunos da turma da Rita distribuem-se de acordo com o diagrama circular representado ao lado.
Sabe-se que a turma da Rita tem um número par de alunos.
Qual é a mediana das idades dos alunos da turma da Rita?
- Com o objetivo de ocupar os tempos livres, a Rita inscreveu-se numa classe de dança, num ginásio.
Com a entrada da Rita,
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Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 223 Ex. 1
Enunciado
A turma do Rafael organizou um campeonato de jogos na sua escola. Neste campeonato, os pais participaram em algumas competições. O Rafael registou o tempo (em segundos) gasto, pelos pais e pelos alunos, a terminar um jogo de computador.
- Organiza os dados num diagrama de caule-e-folhas para cada uma das distribuições.
- Calcula a média dos tempos obtidos pelos pais e pelos alunos.
- Determina a mediana e os quartis para cada conjunto de dados.
- Constrói paralelamente os diagramas
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