Nas pontes de Königsberg nasceu a teoria dos grafos

Saber se seria possível atravessar todas as pontes sem que se repetisse qualquer delas transformou-se num desafio que Leonhard Euler procurou solucionar

No Século XVIII existiam na cidade de Königsberg sete pontes que ligavam duas margens a uma ilha que se encontrava no centro do rio Prególia. Saber se seria possível atravessar todas as pontes sem que se repetisse qualquer delas transformou-se num desafio que o matemático Leonhard Euler procurou solucionar.

A tentativa de solucionar o problema das pontes de Königsberg resultou na criação da teoria dos grafos, uma abstração que permite estabelecer relações entre pares de objetos.

Atualmente esta teoria é aplicada em diversas áreas de conhecimento, algumas delas relativamente quotidianas, como o estabelecimento de rotas e percursos em empresas de distribuição.

Mostrar como a ciência pode ser divertida e interessante era objetivo do AB Ciência, um programa da RTP que através de experiências e outras rubricas ensinava e informava sobre temas relacionados com a ciência e matemática.

Carlota Crespo e o cientista Leonel Silva eram os os anfitriões do programa e os temas relacionados eram abordadas pelo professor Nuno Crato.

 

Hiperligações relacionadas:

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.