Monthly Archive: Outubro 2022

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O Museu do Louvre

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 37 Ex. 26

Enunciado

O Museu do Louvre é um dos mais visitados do mundo. No ano 2001, recebeu a visita de \(5\,093\,280\) pessoas.

A tabela apresenta o número de visitantes, em três anos consecutivos.

  1. Qual é, de entre as expressões seguintes, a que está em notação científica e é a melhor aproximação ao número de visitantes do Museu do Louvre, em 2001?
    [A] \(509 \times {10^4}\)     [B] \(5,1 \times {10^6}\)     [C] \(5,0 \times {10^6}\)     [D] \(51 \times {10^5}\)
  2. Observa que
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A aula de Matemática da Rita

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 36 Ex. 23

Enunciado

Cada aula de Matemática da Rita tem 50 minutos de duração.

Ela desafiou os colegas de outra turma a descobrirem quantas aulas de Matemática já teve este ano, dizendo-lhes:

Quantas aulas de Matemática já teve a Rita este ano?
Apresenta todos os cálculos que efetuares.

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O diâmetro da estrela gigante Antares

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 36 Ex. 21

Enunciado

O diâmetro da estrela gigante Antares é \(3,3 \times {10^3}\) (1) km e o raio do Sol é \(696\,000\) km.

  1. Escreve o diâmetro do Sol em notação científica.
  2. Indica a ordem de grandeza do diâmetro da estrela gigante Antares e do Sol.
  3. Compara as dimensões das duas estrelas.
  4. Quantas vezes o diâmetro do Sol é maior do que o diâmetro da estrela gigante Antares?

(1) O valor indicado para diâmetro de Antares não está correto, pois … Ler mais

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Representa os números em notação científica

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 36 Ex. 20

Enunciado

Representa todos os números indicados em notação científica e escreve-os por ordem crescente.

a) \(32,7 \times {10^{13}}\) \(85,7 \times {10^{12}}\) \(453 \times {10^{11}}\)
b) \(1,19 \times {10^{ – 9}}\) \(0,05 \times {10^{ – 7}}\) \(2000 \times {10^{ – 12}}\)

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Observa as áreas de alguns desertos do mundo

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 25 Ex. 14

Enunciado

Observa as áreas de alguns desertos do mundo.

  1. Indica os desertos cuja área é da mesma ordem de grandeza.
  2. Qual é a área total dos desertos do Sahara e da Patagónia?
  3. Qual é a diferença entre a área do deserto do Gobi e do deserto da Patagónia?

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Considera \(A = 7 \times {10^5}\) e \(B = 5 \times {10^{ – 3}}\)

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 25 Ex. 9

Enunciado

Considera \(A = 7 \times {10^5}\) e \(B = 5 \times {10^{ – 3}}\).

  1. Indica o número maior.
  2. Calcula \(A \times B\) em notação científica.
  3. Calcula \(\frac{A}{B}\) em notação científica.
  4. Determina 30% de \(A\) e escreve o número em notação científica.
  5. Determina \(\frac{3}{{25}}B\) e escreve o número em notação científica.

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Calcula, apresentando o resultado em notação científica

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 25 Ex. 8

Enunciado

Calcula, apresentando o resultado em notação científica.

  1. \(2,4 \times {10^5} + 3,21 \times {10^5}\)
  2. \(4,7 \times {10^4} – 3,4 \times {10^4}\)
  3. \(3,12 \times {10^{16}} + 4,2 \times {10^{18}}\)
  4. \( – 5,3 \times {10^{32}} + 0,4 \times {10^{30}}\)
  5. \(3,7 \times {10^{29}} – 7,4 \times {10^{30}}\)
  6. \(5,02 \times {10^{ – 27}} + 7,89 \times {10^{ – 26}}\)
  7. \(1,025 \times {10^{17}} \times 8,2 \times {10^{ – 2}}\)
  8. \(\left( {4,5 \times {{10}^{13}}} \right) \div \left( {1,5 \times {{10}^{ – 21}}} \right)\)
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Número de habitantes

Números reais: Matematicamente Falando 8 - Pág. 25 Ex. 7

Enunciado

Observa o valor aproximado do número de habitantes de cada um dos seguintes países.

Rússia – 140,7 milhões
China – 1330 milhões
África do Sul – 43,8 milhões
Portugal – 10,45 milhões
(Dados: indexmundi.com)

  1. Escreve os números em notação científica.
  2. Qual é o país com maior população? E com menor população?
  3. Quantas vezes a população da África do Sul é superior à população de Portugal?

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