Na aula de Matemática
Isometrias: Matematicamente Falando 8 - Pág. 103 Ex. 8
Na aula de Matemática, a professora propôs que os alunos escolhessem uma translação, uma rotação de centro num ponto da figura ou uma reflexão cujo eixo intersetasse a figura e construíssem o transformado da figura acima.
A Catarina perguntou ao Ismael que isometria iria escolher, ao que ele lhe respondeu: “Apenas te digo que nenhum ponto ficará fixo.”
Será esta resposta suficiente para saber qual é a isometria escolhida pelo Ismael?
Explica a tua resposta.
Na aula de Matemática, a professora propôs que os alunos escolhessem uma translação, uma rotação de centro num ponto da figura ou uma reflexão cujo eixo intersetasse a figura e construíssem o transformado da figura acima.
A Catarina perguntou ao Ismael que isometria iria escolher, ao que ele lhe respondeu: “Apenas te digo que nenhum ponto ficará fixo.”
Será esta resposta suficiente para saber qual é a isometria escolhida pelo Ismael?
Explica a tua resposta.
A rotação de centro num ponto da figura mantém esse ponto fixo.
A reflexão cujo eixo interseta a figura mantém fixos esses pontos comuns à figura e ao eixo.
A translação e a reflexão deslizante, como sabemos, não mantém pontos fixos.
Por isso, a resposta dada era suficiente para saber a isometria escolhida pelo Ismael.