Na aula de Matemática

Isometrias: Matematicamente Falando 8 - Pág. 103 Ex. 8

Enunciado

Na aula de Matemática, a professora propôs que os alunos escolhessem uma translação, uma rotação de centro num ponto da figura ou uma reflexão cujo eixo intersetasse a figura e construíssem o transformado da figura acima.

A Catarina perguntou ao Ismael que isometria iria escolher, ao que ele lhe  respondeu: “Apenas te digo que nenhum ponto ficará fixo.”

Será esta resposta suficiente para saber qual é a isometria escolhida pelo Ismael?
Explica a tua resposta.

Resolução

Na aula de Matemática, a professora propôs que os alunos escolhessem uma translação, uma rotação de centro num ponto da figura ou uma reflexão cujo eixo intersetasse a figura e construíssem o transformado da figura acima.

A Catarina perguntou ao Ismael que isometria iria escolher, ao que ele lhe  respondeu: “Apenas te digo que nenhum ponto ficará fixo.”

Será esta resposta suficiente para saber qual é a isometria escolhida pelo Ismael?
Explica a tua resposta.


A rotação de centro num ponto da figura mantém esse ponto fixo.

A reflexão cujo eixo interseta a figura mantém fixos esses pontos comuns à figura e ao eixo.

A translação e a reflexão deslizante, como sabemos, não mantém pontos fixos.

Por isso, a resposta dada era suficiente para saber a isometria escolhida pelo Ismael.

 

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