Níveis a Matemática
Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 222 Ex. 2
O gráfico abaixo refere-se aos níveis atribuídos, no final do 1.º período, a Matemática numa turma.
Representando esta informação num diagrama de extremos e quartis, o 1.º e o 3.º quartis são respetivamente:
[A] 2 e 3,5 [B] 3 e 4 [C] 2 e 4 [D] 2 e 3
O gráfico abaixo refere-se aos níveis atribuídos, no final do 1.º período, a Matemática numa turma.
Representando esta informação num diagrama de extremos e quartis, o 1.º e o 3.º quartis são respetivamente:
[A] 2 e 3,5 [B] 3 e 4 [C] 2 e 4 [D] 2 e 3
Ordenando por ordem crescente os níveis atribuídos, temos: \[1,\;1,\;\overbrace {2,\;2,}^{{Q_1}}\;2,\;\underbrace {3,\;3,}_{\tilde x}\;3,\;\overbrace {3,\;4,}^{{Q_3}}\;4,\;5\]
Assim, o 1.º quartil é \({Q_1} = \frac{{2 + 2}}{2} = 2\) e o 3.º quartil é \({Q_3} = \frac{{3 + 4}}{2} = 3,5\).
Logo, a opção correta é [A] 2 e 3,5.