Distribuição das idades dos alunos de uma turma
Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 222 Ex. 1
A distribuição das idades dos alunos de uma turma é dada pela seguinte tabela.
- O número de alunos da turma é:
[A] 12 [B] 21 [C] 17 [D] 16 - A média de idades dos alunos desta turma é:
[A] superior a 14.
[B] inferior a 14.
[C] 14.
[D] impossível de calcular. - Se considerarmos a idade do professor de Matemática e calcularmos novamente a média das idades, esta será:
[A] inferior à das idades dos alunos.
[B] superior à das idades dos alunos.
[C] a mesma da das idades dos alunos.
[D] impossível de calcular. - A mediana das idades dos alunos é:
[A] 13 [B] 13,5 [C] 14 [D] 15 - A amplitude interquartil é:
[A] 1 [B] 2 [C] 0,5 [D] 0
A distribuição das idades dos alunos de uma turma é dada pela seguinte tabela.
- O número de alunos da turma é:
[A] 12 [B] 21 [C] 17 [D] 16
pois \(n = 5 + 12 + 4 = 21\). - A média de idades dos alunos desta turma é:
[A] superior a 14.
[B] inferior a 14.
[C] 14.
[D] impossível de calcular.
pois há 5 alunos com idade de 13 anos e apenas 4 com idade de 15 anos. - Se considerarmos a idade do professor de Matemática e calcularmos novamente a média das idades, esta será:
[A] inferior à das idades dos alunos.
[B] superior à das idades dos alunos.
[C] a mesma da das idades dos alunos.
[D] impossível de calcular. - A mediana das idades dos alunos é:
[A] 13 [B] 13,5 [C] 14 [D] 15
pois, se ordenarmos as idades por ordem crescente, identificamos que o valor que se encontra na 11.ª posição é 14. - A amplitude interquartil é:
[A] 1 [B] 2 [C] 0,5 [D] 0
pois o primeiro quartil é \({Q_1} = \frac{{{x_5} + {x_6}}}{2} = \frac{{13 + 14}}{2} = 13,5\) e o terceiro quartil é \({Q_3} = \frac{{{x_{16}} + {x_{17}}}}{2} = \frac{{14 + 14}}{2} = 14\).