Observa as expressões escritas nos cartões
Monómios e polinómios: Matematicamente Falando 8 - Pág. 138 Tarefa 8
Observa as expressões escritas nos cartões.
- Quais das expressões já aparecem fatorizadas, ou seja, escritas sob a forma de um produto?
E quais não aparecem decompostas em fatores? - A Salomé constatou que podia associar estas expressões duas a duas. Confirma a afirmação da Salomé, associando e colocando as expressões numa tabela como a seguinte, de acordo com o exemplo.
| Expressão não fatorizada | Expressão fatorizada |
| \({x^2} + 2x\) | \(x\left( {x + 2} \right)\) |
Observa as expressões escritas nos cartões.
-
Quais das expressões já aparecem fatorizadas, ou seja, escritas sob a forma de um produto? E quais não aparecem decompostas em fatores?
-
A Salomé constatou que podia associar estas expressões duas a duas. Confirma a afirmação da Salomé, associando e colocando as expressões numa tabela como a seguinte, de acordo com o exemplo.
| Expressão não fatorizada | Expressão fatorizada |
| \({x^2} + 2x\) | \(x\left( {x + 2} \right)\) |
- As expressões que já aparecem fatorizadas são: B, D, E, G, H e J.
As expressões que não aparecem decompostas em fatores são: A, C, F, I, K e L. - A associação das expressões é a seguinte.
| Expressão não fatorizada | Expressão fatorizada |
| \({x^2} + 2x\) | \(x\left( {x + 2} \right)\) |
| \({x^2} + 4x + 4\) | \({\left( {x + 2} \right)^2}\) |
| \({x^2} – 4\) | \(\left( {x + 2} \right)\left( {x – 2} \right)\) |
| \({x^2} – 2x\) | \(x\left( {x – 2} \right)\) |
| \({x^2} – 4x + 4\) | \({\left( {x – 2} \right)^2}\) |
| \({x^2} + x – 12\) | \(\left( {x + 4} \right)\left( {x – 3} \right)\) |


![O perímetro do triângulo [ABC]](https://www.acasinhadamatematica.pt/wp-content/uploads/2018/03/9V2Pag60-7a-720x340.png)



