A Empresa Casa Lda.
Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 224 Tarefa 4
Um dos alunos da turma da Marta trouxe para a aula de Matemática o gráfico ao lado, que representa o número de casas que a Empresa Casa Lda. construiu de 2010 a 2013.
- Olhando para a figura, o que dirias sobre o número de casas construídas em 2011 relativamente ao número de casas construídas em 2010?
E sobre o número de casas construídas em 2012 relativamente ao número de casas construídas em 2010?
Que outras observações farias? - Copia a tabela e completa-a, tendo em conta os valores da escala vertical do gráfico.
Elabora, no teu caderno, um gráfico de barras correspondente à tabela anterior, começando a escala vertical em 0.
- Compara o gráfico obtido em 3. com o gráfico inicial. Responderias da mesma forma à questão 1.? Porquê?
- Por que razão terá a empresa apresentado aquele gráfico?
Um dos alunos da turma da Marta trouxe para a aula de Matemática o gráfico ao lado, que representa o número de casas que a Empresa Casa Lda. construiu de 2010 a 2013.
- Olhando para o gráfico, sem olhar para os valores à esquerda, o número de casas construídas em 2011 parece ser o dobro do número de casas construídas em 2010. E o número de casas construídas em 2012 parece ser quatro vezes maior que o número de casas construídas em 2010.
- A tabela abaixo foi completada, tendo em conta os valores da escala vertical do gráfico.
À direita, está elaborado um gráfico de barras correspondente à tabela anterior, começando a escala vertical em 0.
- Comparado o gráfico obtido em 3. com o gráfico inicial, percebe-se com toda a clareza que já não se responderia da mesma forma à questão 1., pois a sugestão, que foi induzida pelo gráfico acima, foi claramente desmontada com a construção correta do do gráfico de barras, no qual as áreas das barras são diretamente proporcionais às frequências.
- Talvez a empresa tenha apresentado aquele gráfico para evidenciar o seu fulgor construtivo de 2010 a 2012. Porém, o nível construtivo de 2013 parece vir estragar o arranjinho.