Pensei num número

Números inteiros: Matematicamente Falando 7 - Pág. 22 Ex. 4

Enunciado

Qual é o número?

Resolução

Qual é o número?

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Tradução do problema em linguagem matemática:
Pensei num número $A$
adicionei-lhe $30$ $A + 30$
dividi o resultado por $-5$ $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right)$
e obtive $16$ $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16$
Em que número pensei? $A = ?$

Pretendemos determinar o valor de $A$ que verifica a igualdade:  $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16$.

Tendo em consideração que a multiplicação é a operação inversa da divisão e que a subtração é a operação inversa da adição, vem:

$$\begin{array}{*{20}{c}}   {\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16} \\   {\left( {A + 30} \right) = \left( { – 5} \right) \times 16} \\   {A + 30 =  – 80} \\   {A =  – 80 – 30} \\   {A =  – 110} \end{array} $$

Portanto, a menina pensou no número $-110$.

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