Pensei num número
Números inteiros: Matematicamente Falando 7 - Pág. 22 Ex. 4
Pensei num número | $A$ | |
adicionei-lhe $30$ | $A + 30$ | |
dividi o resultado por $-5$ | $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right)$ | |
e obtive $16$ | $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16$ | |
Em que número pensei? | $A = ?$ |
Pretendemos determinar o valor de $A$ que verifica a igualdade: $\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16$.
Tendo em consideração que a multiplicação é a operação inversa da divisão e que a subtração é a operação inversa da adição, vem:
$$\begin{array}{*{20}{c}} {\left( {A + 30} \right) \div \left( { – 5} \right) = 16} \\ {\left( {A + 30} \right) = \left( { – 5} \right) \times 16} \\ {A + 30 = – 80} \\ {A = – 80 – 30} \\ {A = – 110} \end{array} $$
Portanto, a menina pensou no número $-110$.