Unindo os pontos médios dos lados de um quadrilátero – Parte 1
Módulo inicial: Matemática A 10.º - Parte 1 - Pág. 24 TAREFA
Determine três, ou mais, quadriláteros como os que se seguem.
- Determine os pontos médios dos lados dos quadriláteros e, em cada um deles, construa os segmentos de reta definidos por pontos médios de lados consecutivos.
- Investigue que tipo de quadriláteros obteve. Registe as suas conjeturas e tente justificá-las.
- Recorrendo a propriedades estudadas, prove, por exemplo, que o polígono que se obtém unindo os pontos médios dos lados consecutivos do quadrilátero [ABCD] é um paralelogramo.
Determine três, ou mais, quadriláteros como os que se seguem.
- Determine os pontos médios dos lados dos quadriláteros e, em cada um deles, construa os segmentos de reta definidos por pontos médios de lados consecutivos.
FICA AO CUIDADO DO LEITOR – Utilize a aplicação apresentada abaixo.
- Investigue que tipo de quadriláteros obteve. Registe as suas conjeturas e tente justificá-las.
FICA AO CUIDADO DO LEITOR – Utilize a aplicação apresentada abaixo.
Vamos agora demonstrar que:
Os pontos médios dos lados consecutivos de qualquer quadrilátero são vértices de um paralelogramo.
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| Figura 1 | Figura 2 |
Na Figura 1, a diagonal [AC] dividiu o quadrilátero [ABCD] em dois triângulos: [ABC] e [ADC].
Considerem-se os triângulos [ABC] e [MBN], relativamente aos quais se verifica:
- O ângulo ABC é comum aos dois triângulos;
- Como M e N são pontos médios dos lados [AB] e [BC], tem-se: $$\frac{{\overline {AB} }}{{\overline {MB} }} = 2 = \frac{{\overline {CB} }}{{\overline {NB} }}$$
Conclui-se, então, que os triângulos [ABC] e [MBN] são semelhantes, pois possuem dois pares de lados de comprimentos diretamente proporcionais e os ângulos formados por esses pares de lados são geometricamente iguais (LAL).
Consequentemente, nesses dois triângulos, os ângulos internos correspondentes são geometricamente iguais. Em particular, os ângulos BMN e BAC são geometricamente iguais, pelo que os lados [MN] e [AC] são paralelos, isto é: $$\left[ {MN} \right]\parallel \left[ {AC} \right]$$
De forma análoga, considerando agora os triângulos semelhantes [ADC] e [QDP], conclui-se que também os lados [QP] e [AC] são paralelos, isto é: $$\left[ {QP} \right]\parallel \left[ {AC} \right]$$
Assim, sendo $\left[ {MN} \right]\parallel \left[ {AC} \right]$ e $\left[ {QP} \right]\parallel \left[ {AC} \right]$, então [MN] e [QP] são paralelos, isto é: $$\left[ {MN} \right]\parallel \left[ {QP} \right]$$
Considerando agora a Figura 2 e a diagonal [BD] do quadrilátero [ABCD], por um processo análogo ao utilizado relativamente à Figura 1, conclui-se que [MQ] e [NP] são paralelos, isto é: $$\left[ {MQ} \right]\parallel \left[ {NP} \right]$$
Portanto, sendo $\left[ {MN} \right]\parallel \left[ {QP} \right]$ e $\left[ {MQ} \right]\parallel \left[ {NP} \right]$, conclui-se que o quadrilátero [MNPQ] é um paralelogramo, pois são paralelos os seus lados opostos.














![O perímetro do triângulo [ABC]](https://www.acasinhadamatematica.pt/wp-content/uploads/2018/03/9V2Pag60-7a-720x340.png)



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