Eratóstenes e a medida da circunferência da Terra

O incrível poder da matemática como uma ferramenta para modelar o nosso mundo
This entry is part 2 of 6 in the series AF – CFAOA
Eratóstenes

EratóstenesEratóstenes de Cirene (276 AC, Cirene – 194 AC, Alexandria), um amigo de Arquimedes de Siracusa, viveu em Alexandria. Nasceu em Cirene, um lugar na Líbia, hoje chamado Shahat e que foi uma antiga colónia grega.

Trabalhou em geometria e números primos. Foi diretor da grande Biblioteca de Alexandria. Ele é mais conhecido pelo seu crivo de números primos (Crivo de Eratóstenes) que, de forma modificada, ainda é uma ferramenta importante na investigação da teoria dos números. Eratóstenes mediu a inclinação do eixo da Terra com grande precisão e compilou um catálogo de 675 estrelas (hoje perdido); sugeriu que um dia bissexto fosse adicionado a cada quatro anos e tentou reconstruir o calendário. Cegou na velhice e é dito ter cometido suicídio por inanição, como Demócrito.

Eratóstenes veio de Atenas para Alexandria a fim de ser o bibliotecário-chefe de Ptolemeu III Evérgeta. Eratóstenes não foi apenas um astrónomo e geógrafo, mas também um poeta e gramático. De brincadeira, os seus contemporâneos chamaram-no Beta o Segundo, porque, ao longo da universalidade das suas realizações, ele disse ser “um segundo Platão” na filosofia, “um segundo Tales” em astronomia, e assim por diante em toda a lista. Pela mesma razão, foi chamado de Pentatlos o que significa atleta em cinco disciplinas.

O que sabemos de Eratóstenes é por Estrabão e Cleomedes, que sobre ele escreveram 150-200 anos depois.

Sobre a medida da circunferência da Terra

A antiga cidade de Siena (hoje conhecida como Assuão) está localizada a sul de Alexandria, a uma distância de 5.000 estádios gregos.

Alexandria-Siena Alexandria-Siena

Em Siena existe um poço muito profundo. Todos os anos, ao meio-dia, no dia do solstício de verão (21 de junho), a luz do Sol ilumina a água no fundo deste poço. Naquele momento, o Sol está diretamente em cima e não há sombras na cidade de Siena.

Poço de Eratóstenes em Siena Poço de Eratóstenes em Siena
Poço de  Eratóstenes, em Siena

Eratóstenes inventou, provavelmente por volta de 205 AC, um belo método para medir a circunferência da Terra. Publicou os detalhes do seu método no trabalho Sobre a medição da Terra que, infelizmente, se perdeu. O que sabemos sobre o seu método é proporcionado indiretamente por outros autores, principalmente Cleomedes e Teon de Esmirna.

Eratóstenes observou que, no solstício de verão, o Sol não produzia sombra em Siena, mas ele sabia que a produzia em Alexandria, a norte de Siena, correspondendo a um ângulo \(\alpha  = 7^\circ \;12’\) (ou \(\alpha  = 7,2^\circ \)).

Eratóstenes obteve o ângulo \(\alpha \) a partir do comprimento de uma sombra produzida pelo Sol, ao meio-dia, no solstício de verão, em Alexandria, utilizando um objeto, de altura conhecida, perpendicular ao solo, tal como um obelisco ou um gnómon.

Concluiu que a alteração do ângulo da sombra era causado pela forma esférica da Terra (Aristóteles e outros já tinham este conhecimento) e que seria possível obter a medida da circunferência da Terra a partir deste ângulo.

Tarefa

Tarefa

Considerando a Terra esférica, que Alexandria se encontra exatamente a norte de Siena e que os raios de luz do Sol que atingem a Terra são paralelos, investigue na animação seguinte o método que Eratóstenes terá usado para determinar a medida da sua circunferência e valide-o matematicamente.

Calcule o valor a que Eratóstenes terá chegado para medida da circunferência da Terra, tendo em conta os dados indicados acima.

Arraste o ponto S (Siena).

Em caso de necessidade, atente à explicação de Carl Sagan sobre a experiência de Eratóstenes na medição da circunferência da Terra.

Uma explicação de Carl Sagan

Uma explicação de Carl Sagan

Trata-se de um trecho do primeiro episódio da série de TV chamada Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que é dividida em 13 partes, escrita por Carl Sagan, Ann Druyan e Steven Soter, com Sagan como apresentador e que foi transmitida nos anos 80 e 90.

Neste trecho Carl Sagan explica a experiência de Eratóstenes na medição da circunferência da Terra.

Solução

Solução

Siena AlexandriaEratóstenes usa as seguintes seis principais premissas como hipóteses para a sua famosa aproximação da medida da circunferência da Terra:

  • As cidades Alexandria e Siena estão no mesmo meridiano;
  • A cidade de Siena está sobre o Trópico de Câncer (não há sombra de objetos verticais);
  • Os raios de luz do Sol que atingem a Terra são paralelos;
  • A distância entre Alexandria e Siena é de 5.000 estádios;
  • A amplitude do ângulo associado à sombra verificada em Alexandria é \(7,2^\circ \), ou seja, \(\frac{1}{{50}}\) da amplitude de uma circunferência;
  • A Terra é esférica.

Seja $c$ o comprimento do arco AS e $P$ o comprimento da circunferência da Terra.

Como o comprimento do arco AS é diretamente proporcional à amplitude do ângulo \(\beta \), temos:\[\frac{c}{P} = \frac{{\widehat \beta }}{{360^\circ }}\]

De acordo com os pressupostos de Eratóstenes, os ângulos  \(\alpha \) e \(\beta \) são alternos internos.
Consequentemente, os ângulos  \(\alpha \) e \(\beta \) são congruentes. Logo, \(\widehat \beta  = \widehat \alpha  = \frac{{360^\circ }}{{50}}\).

Substituindo os valores conhecidos na proporção estabelecida acima, vem:\[\begin{array}{*{20}{c}}{\frac{{5000}}{P} = \frac{{\frac{{360^\circ }}{{50}}}}{{360^\circ }}}& \Leftrightarrow &{\frac{{5000}}{P} = \frac{1}{{50}}}& \Leftrightarrow &{P = 250000}\end{array}\]

Portanto, Eratóstenes terá obtido 250.000 estádios para medida da circunferência da Terra.

O método concebido por Eratóstenes é a base do método complexo que ainda hoje é usado para medir a Terra. O seu elegante argumento geométrico, ilustrado acima, é sólido e simples. A sua aproximação não seria ultrapassada nos séculos vindouros.

Isto é Matemática: O Raio da Terra

Isto é Matemática: O Raio da Terra

“O Raio da Terra”
Para além de erradamente parecer insultar a Terra, neste episódio o matemático Rogério Martins irá medir o perímetro do nosso planeta usando dois paus, um fio de prumo e uma bicicleta BTT.
E Isto é Matemática.

A Façanha de Eratósteles

A Façanha de Eratósteles
sombra-muro

DOWN TO EARTH: Mapping for Everybody, By DAVID GREENHOOD With Illustrations by Ralph Graeter, New York: Holiday House, 1951

Algumas Observações

O conhecimento de Eratóstenes sobre distâncias foi fundado no trabalho de muitas gerações no levantamento topográfico em viagens no Egito. Os escrivas faraónicos davam uma distância entre Siena e Alexandria de 5.000 estádios. Esta distância foi corroborada questionando sobre o tempo que levava a viagem de camelo de Siena para Alexandria. Eratóstenes terá arredondado o resultado para um valor final de 700 estádios por grau, o que implica uma circunferência de 252 mil estádios. Alguns afirmam que Eratóstenes usou o estádio egípcio de 157,5 metros, o que implicaria uma circunferência de 39.690 km, apresentando um erro de 1,6%, mas o estádio Ático de 185 metros é o valor mais comumente aceite para o comprimento do estádio utilizado por Eratóstenes nas suas medições da Terra, que implicam uma circunferência de 46.620 km, apresentando um erro de 16,3%.

Sem prejuízo do seu grande feito, é improvável, contudo, que Eratóstenes tenha obtido uma medição precisa (nos padrões atuais) da circunferência da Terra, face aos erros nos pressupostos que fez:

  • As cidades Alexandria e Siena não estão no mesmo meridiano;
  • A cidade de Siena não está sobre o Trópico de Câncer (está situada 55 km mais a norte);
  • A Terra não é esférica;
  • Os raios de luz do Sol que atingem a Terra não são paralelos;
  • A distância entre Alexandria e Siena não é de 5.000 estádios.
Conclusão

As especificidades de medição de Eratóstenes podem iludir-nos, simplesmente porque Eratóstenes não tinha especificidades em mente quando realizou esse cálculo.

A aproximação da circunferência da Terra de Eratóstenes é um belo argumento matemático, independentemente da precisão do seu resultado. O moderno comprimento equivalente ao estádio usado por Eratóstenes pode nunca ser conhecido, assim como a razão para a adição de 2.000 estádios pode nunca ser descoberta. No entanto, Eratóstenes ajudou a lançar as bases para a ciência com base na matemática e na observação empírica, em vez de mera especulação filosófica. Mais importante ainda, ele demonstrou o incrível poder da matemática como uma ferramenta para modelar o nosso mundo.

Fontes:

AF – CFAOA

ABC da Astronomia Possidónio e a medida da circunferência da Terra

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.