Uma agência de publicidade

Definição axiomática e propriedades das probabilidades: Infinito 12 A - Parte 1 Pág. 180 Ex. 72

Enunciado

Uma agência de publicidade quer testar a eficácia de uma campanha de um anúncio de um novo produto A e faz um estudo que envolve 1000 pessoas.

Os resultados são os seguintes:

  • 650 pessoas viram o anúncio;
  • 300 pessoas compraram o produto A;
  • 100 pessoas compraram o produto A sem terem visto o anúncio.

Uma pessoa é escolhida ao acaso de entre as 1000 pessoas inquiridas e todas as pessoas têm a mesma probabilidade de serem escolhidas.

  1. Determine a probabilidade de cada um dos acontecimentos:
    C: “a pessoa escolhida comprou o produto A“;
    V: “a pessoa escolhida viu o anúncio“.
  2. Defina por uma frase o acontecimento $C\cap V$ e determine, em seguida, a sua probabilidade.
  3. Determine a probabilidade do acontecimento $V\cup C$.

Resolução

  • 650 pessoas viram o anúncio; → $P(V)=\frac{650}{1000}=0,65$
  • 300 pessoas compraram o produto A; → $P(C)=\frac{300}{1000}=0,3$
  • 100 pessoas compraram o produto A sem terem visto o anúncio. → $P(C\cap \overline{V})=\frac{100}{1000}=0,1$

Comecemos por criar uma tabela de dupla entrada para registar os dados:

$V$ $\overline{V}$ Total
$C$ $0,1$ $0,3$
$\overline{C}$
Total $0,65$ $1$

­

  1. As probabilidades pedidas são: $P(C)=\frac{300}{1000}=0,3$ e $P(V)=\frac{650}{1000}=0,65$.
    ­
  2. $C\cap V$: “a pessoa escolhida viu o anúncio e comprou o produto A”.
    A probabilidade pedida é $P(C\cap V)=P(V)-P(C\cap \overline{V})=0,3-0,1=0,2$.
    ­
  3. A probabilidade pedida é $P(V\cup C)=P(V)+P(C)-P(C\cap V)=0,65+0,3-0,2=0,75$.

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