A turma da Maria José

Estatística e probabilidades: Matematicamente Falando 9 - Parte 1 Pág. 23 Ex. 18

Enunciado

Foi feito um inquérito aos 28 alunos da turma da Maria José sobre os desportos que praticavam.

Concluiu-se que 15 praticavam futebol e 16 basquetebol. (Qualquer aluno da turma pratica pelo menos uma dessas modalidades.)

 Qual é a probabilidade de, escolhido um aluno da turma ao acaso, ele praticar:

  1. futebol e basquetebol?
  2. futebol mas não basquetebol?
  3. basquetebol mas não futebol?

Resolução

Sejam T, F e B, respetivamente, o conjunto dos alunos da turna, o conjunto dos alunos que praticam futebol e o conjunto dos alunos que praticam basquetebol.

Ora, sabe-se que:

  • A turma tem 28 alunos, logo $\#T=28$;
  • 15 alunos praticam futebol, logo $\#F=15$;
  • 16 alunos praticam basquetebol, logo $\#B=16$.

Como qualquer aluno da turma pratica pelo menos uma dessas modalidades e $\#F+\#B+0=15+16=31$, conclui-se que 3 alunos praticam as duas modalidades, isto é, $\#(F\cap B)=3$.

Esta conclusão conjuntamente com os dados do problema permitem elaborar o diagrama apresentado ao lado.

  1. Logo, $P(\text{”praticar futebol e basquetebol”})=\frac{3}{28}$.
    ­
  2. Logo, $P(\text{”praticar futebol mas n }\!\!\tilde{\mathrm{a}}\!\!\text{ o basquetebol”})=\frac{12}{28}=\frac{3}{7}$.
    ­
  3. Logo, $P(\text{”praticar basquetebol mas n }\!\!\tilde{\mathrm{a}}\!\!\text{ o futebol”})=\frac{13}{28}$.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.