A turma da Marta vai a Lisboa
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A turma da Marta desloca-se de Penafiel para Lisboa, num autocarro à velocidade média de 80 km/h. Considera para origem dos tempos e do espaço percorrido o instante em que fizeram uma paragem em Penafiel.
- Copia e completa a seguinte tabela.
Tempo (horas) \( – 2\) \( – 1\) \(0\) \(1\) \(2\) Espaço (km) \( – 160\) - O que significam os valores −2 horas e −160 km?
- Traduz esta situação por uma expressão algébrica e explica-a.
A turma da Marta desloca-se de Penafiel para Lisboa, num autocarro à velocidade média de 80 km/h. Considera para origem dos tempos e do espaço percorrido o instante em que fizeram uma paragem em Penafiel.
- A tabela está completada abaixo.
Tempo (horas) \( – 2\) \( – 1\) \(0\) \(1\) \(2\) Espaço (km) \( – 160\) \( – 80\) \(0\) \(80\) \(160\) - −2 horas representa o instante 2 horas antes da chegada a Pombal;
e −160 km significa que 2 horas antes de chegarem a Pombal se encontravam a 160 km daí. - Esta situação pode ser traduzida pela expressão \(e = 80\,t\).
A constante representa a velocidade média do autocarro: 80 km/h.














