A turma da Marta vai a Lisboa

Gráficos de funções afins: Matematicamente Falando 8 - Pág. 175 Ex. 3

Enunciado

A turma da Marta desloca-se de Penafiel para Lisboa, num autocarro à velocidade média de 80 km/h. Considera para origem dos tempos e do espaço percorrido o instante em que fizeram uma paragem em Penafiel.

  1. Copia e completa a seguinte tabela.

    Tempo (horas) \( – 2\) \( – 1\) \(0\) \(1\) \(2\)
    Espaço (km) \( – 160\)        
  2. O que significam os valores −2 horas e −160 km?
  3. Traduz esta situação por uma expressão algébrica e explica-a.

Resolução

A turma da Marta desloca-se de Penafiel para Lisboa, num autocarro à velocidade média de 80 km/h. Considera para origem dos tempos e do espaço percorrido o instante em que fizeram uma paragem em Penafiel.

  1. A tabela está completada abaixo.

    Tempo (horas) \( – 2\) \( – 1\) \(0\) \(1\) \(2\)
    Espaço (km) \( – 160\) \( – 80\) \(0\) \(80\) \(160\)
  2. −2 horas representa o instante 2 horas antes da chegada a Pombal;
    e −160 km significa que 2 horas antes de chegarem a Pombal se encontravam a 160 km daí.

  3. Esta situação pode ser traduzida pela expressão \(e = 80\,t\).
    A constante representa a velocidade média do autocarro: 80 km/h.

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