Um triângulo retângulo isósceles

Isometrias: Matematicamente Falando 8 - Pág. 115 Ex. 3

Enunciado

O triângulo [ABC] da figura desenhada pelo João é isósceles e retângulo em A.

  1. Qual é a amplitude do ângulo ABC? Porquê?
  2. Copia e constrói as imagens B’ de B e C’ de C pela translação que transforma A em A’.
  3. Sem utilizar a régua e o transferidor, indica, justificando:
    a) os comprimentos dos segmentos de reta [A’C’] e [A’B’];
    b) a amplitude do ângulo A’C’B’;
    c) como classificas o triângulo [A’B’C’].

Resolução

O triângulo [ABC] da figura desenhada pelo João é isósceles e retângulo em A.

  1. Num triângulo, a lados iguais opõem-se ângulos iguais.
    Por outro lado, sabemos que a soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo é  igual a 180°.
    Assim, \(A\widehat BC = A\widehat CB = \frac{{180^\circ – B\widehat AC}}{2} = \frac{{180^\circ – 90^\circ }}{2} = 45^\circ \).

  2. A construção das imagens B’ de B e C’ de C, pela translação que transforma A em A’, está acima.

  3. As isometrias preservam a amplitude dos ângulos e as distâncias entre os pontos.
    Assim, como a translação é uma isometria, temos:
    a) \(\overline {A’B’} = \overline {A’C’} = \overline {AB} = \overline {AC} = 3\) cm;
    b) \(A’\widehat {B’}C’ = A\widehat BC = 45^\circ \);
    c) O triângulo [A’B’C’] é retângulo isósceles.

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