Uma bola desce um plano inclinado

Funções racionais: Aleph 11 - Volume 2 Pág. 64 Ex. 5

Enunciado

Plano inclinadoUma bola desce um plano inclinado, onde foi espalhado um gel que dificulta o movimento.

A distância, $d$, em centímetros, da bola ao topo do plano inclinado em função do tempo, $t$, em segundos, é dada por: \[d\left( t \right) = 1,3{t^2} – t + 2\]

  1. Represente graficamente a função $d$ na situação descrita.
  2. Determine a velocidade média da bola no 1.º segundo de movimento.
  3. Determine a velocidade da bola no instante $t = 2$ s.
  4. Determine o instante em que a bola tem uma velocidade de $30$ cm/s.
  5. Construa o gráfico da velocidade da bola em função do tempo.

Resolução

  1. Admite-se que a bola demora $15$ segundos a descer o plano inclinado.
    Apresenta-se seguidamente uma representação gráfica da função $d$:

    Janela de visualização Gráfico Gráfico
    Note que o modelo considerado não é
    estritamente crescente em $\mathbb{R}_0^ + $.
  2. \[tm{v_{\left[ {0,1} \right]}} = \frac{{d\left( 1 \right) – d\left( 0 \right)}}{{1 – 0}} = \frac{{\left( {1,3 \times {1^2} – 1 + 2} \right) – 2}}{1} = 0,3\]
    No 1.º segundo de movimento, a bola desceu o plano inclinado com velocidade média $0,3$ cm/s.

  3. Para ${h > 0}$, vem:
    \[\begin{array}{*{20}{l}}
    {\mathop {tm{v_{\left[ {2,2 + h} \right]}}}\limits_{h > 0} }& = &{\frac{{1,3{{\left( {2 + h} \right)}^2} – \left( {2 + h} \right) + 2 – \left( {1,3 \times {2^2} – 2 + 2} \right)}}{{2 + h – 2}}} \\
    {}& = &{\frac{{1,3 \times {2^2} + 1,3 \times 4h + 1,3{h^2} – 2 – h + 2 – 1,3 \times {2^2}}}{h}} \\
    {}& = &{\frac{{1,3{h^2} + 4,2h}}{h}} \\
    {}& = &{1,3h + 4,2}
    \end{array}\]

    Para ${h < 0}$, vem:
    \[\begin{array}{*{20}{l}}
    {\mathop {tm{v_{\left[ {2 + h,2} \right]}}}\limits_{h < 0} }& = &{\frac{{\left( {1,3 \times {2^2} – 2 + 2} \right) – \left[ {1,3{{\left( {2 + h} \right)}^2} – \left( {2 + h} \right) + 2} \right]}}{{2 – h – 2}}} \\
    {}& = &{\frac{{ – 1,3{h^2} – 4,2h}}{{ – h}}} \\
    {}& = &{1,3h + 4,2}
    \end{array}\]

    Ora, se $h \to {0^ + }$, então $\mathop {tm{v_{\left[ {2,2 + h} \right]}}}\limits_{h > 0}  = 1,3h + 4,2 \to 4,2$ e se $h \to {0^ – }$, então $\mathop {tm{v_{\left[ {2 + h,2} \right]}}}\limits_{h < 0}  = 1,3h + 4,2 \to 4,2$.

    GráficoPortanto, a taxa de variação da função $d$, para $t = 2$ é $4,2$.

    Assim, no instante $t = 2$ s a velocidade da bola é $4,2$ cm/s.

    Também se pode obter esse valor na calculadora gráfica, ativando a opção “Derivative”, conforme se ilustra na imagem ao lado.

  4. Seja ${t_0} \in {D_d}$ e calculemos $d’\left( {{t_0}} \right)$:
    \[\begin{array}{*{20}{l}}
    {d’\left( {{t_0}} \right)}& = &{\mathop {\lim }\limits_{t \to 0} \frac{{d\left( {{t_0} + h} \right) – d\left( {{t_0}} \right)}}{h}} \\
    {}& = &{\mathop {\lim }\limits_{t \to 0} \frac{{1,3{{\left( {{t_0} + h} \right)}^2} – \left( {{t_0} + h} \right) + 2 – \left( {1,3 \times {t_0}^2 – {t_0} + 2} \right)}}{h}} \\
    {}& = &{\mathop {\lim }\limits_{t \to 0} \frac{{1,3{t_0}^2 + 2,6{t_0} \times h + 1,3{h^2} – {t_0} – h + 2 – 1,3 \times {t_0}^2 + {t_0} – 2}}{h}} \\
    {}& = &{\mathop {\lim }\limits_{t \to 0} \frac{{2,6{t_0} \times h + 1,3{h^2} – h}}{h}} \\
    {}& = &{\mathop {\lim }\limits_{t \to 0} \left( {2,6{t_0} + 1,3h – 1} \right)} \\
    {}& = &{2,6{t_0} – 1}
    \end{array}\]

    Como
    \[\begin{array}{*{20}{l}}
    {d’\left( {{t_0}} \right) = 30}& \Leftrightarrow &{2,6{t_0} – 1 = 30} \\
    {}& \Leftrightarrow &{{t_0} = \frac{{31}}{{2,6}}} \\
    {}& \Leftrightarrow &{{t_0} = \frac{{155}}{{13}}} \\
    {}&{}&{{t_0} = 11,92}
    \end{array}\]
    então a bola tem uma velocidade de $30$ cm/s no instante $t = 11,9$ s, aproximadamente.

    Também se pode obter um valor aproximado desse instante recorrendo à calculadora gráfica:

    Janela de visualização Funções Gráfico
  5. Como se determinou, na alínea anterior, a expressão de ${d’\left( t \right)}$, pode construir-se o gráfico da velocidade da bola em função do tempo:

    Gráfico

Na aplicação seguinte, pode fazer a exploração da resolução gráfica do problema:

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