Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de MatemáticaAno Lectivo 2003/04 Probabilidades - Revisões 12.º Ano
Ficha de Trabalho com Proposta de Resolução em formato PDF 1. O
TOTOLOTO 6/49
Nota: O preço unitário da aposta é € 0,35 para o Totoloto e de € 0,75 para o Joker.
a) Justifique que a aposta múltipla de 11 cruzes corresponde a 462 apostas simples. b) Por que razão a aposta múltipla de 5 cruzes custa € 15,40 ? c) Para 12 cruzes marcadas e apenas em relação aos casos de 3 e 4 acertos, explicando o seu raciocínio, comprove os valores indicados. 2. Um Jogo de 5 Dados Lançam-se
cinco dados. a) Efectuando uma simulação com a calculadora gráfica obtenha experimentalmente uma aproximação razoável para essa probabilidade. Sugestão: Certamente ainda tem definida na sua calculadora CASIO a função que permite simular o lançamento de um dado. Defina as 6 funções conforme aparece na imagem em baixo, defina a RANG sugerida e obtenha a tabela com os 250 valores de .
Nota: No exemplo, nas 4 primeiras jogadas feitas, só ganhámos na terceira. Faça a contagem das vitórias obtidas nessas 250 jogadas. De seguida junte os seus resultados aos dos restantes colegas da turma. b) Determine o valor teórico dessa
probabilidade. 3. Três Bilhetes de Cinema Resolva por quatro processos o seguinte problema: A professora
de História resolveu levar os seus 15 alunos a ver um filme. Qual é a probabilidade de isso acontecer?
«Uma questão que se coloca muitas vezes perante os problemas de Probabilidades é o facto de existirem vários processos de os resolver. Normalmente isso sucede por, perante a situação descrita no problema, se poderem considerar diferentes espaços de resultados conforme a abordagem que se faça. Para calcular a probabilidade aplicando a definição de Laplace, devemos dividir o número de casos favoráveis pelo número de casos possíveis. Ora, a cada espaço de resultados irá corresponder um diferente número de casos possíveis e, claro, um diferente número de casos favoráveis. O principal cuidado a ter é usar exactamente o mesmo método na contagem dos casos favoráveis e na contagem dos casos possíveis, ou seja, não mudar de espaço de resultados a meio da resolução.»
Proposta de Resolução:1. O TOTOLOTO 6/49 a) A aposta simples é constituída pela selecção
de 6 dos 49 números, de 1 a 49. b) A chave do Totoloto é constituída por 6
números. O apostador ao marcar 5 cruzes não selecciona 44 dos 49 números. Cada
um destes números é, por sua vez, integrado automaticamente no grupo dos 5
marcados. c) Para
3 acertos: C C C E E E E E E E E E Como a aposta simples é composta por 6 cruzes (seis números), convertendo a aposta múltipla em apostas simples conclui‑se que as apostas premiadas, além das três cruzes certas, serão completadas com 3 cruzes erradas. Assim, o número de apostas (simples) premiadas com o 5.º prémio (3 números certos) será . Para
4 acertos:
2. Um Jogo de 5 Dados a) Efectuada uma simulação com a calculadora gráfica foram obtidos os seguintes
resultados: b) Um processo: O número de casos possíveis quando são lançados cinco dados são os arranjos com repetição dos 6 números: . O número de casos favoráveis (sair 5 mas
não sair 6) tem de ser feito em duas etapas. Segundo, não pode sair 6 mas tem de
sair 5. Então, aos 3125 casos anteriores temos de subtrair os casos em que
também não sai 5. Casos em que não
sai 6 mas sai 5: . Outro processo: Podemos decompor os lançamentos favoráveis em cinco tipos: · sair cinco "5" e zero "6": · sair quatro "5" e zero "6": · sair três "5" e zero "6": · sair dois "5" e zero "6": · sair um "5" e zero "6": (As combinações são relativas ao número de maneiras de sair exactamente o número de "5" e os arranjos com repetição relativos ao número de maneiras de não sair "6" nem "5", isto é, de sair "1", "2", "3" ou "4".) Logo, .
3. Três Bilhetes de Cinema
1.º Processo Vamos pensar apenas nos três bilhetes destinados às três amigas, não nos interessando a ordem como elas ocuparão depois esses três lugares. O espaço de resultados é o conjunto dos ternos não ordenados. Por exemplo, um dos seus elementos é o terno , que corresponde às três amigas receberem os bilhetes 5, 7 e 15 embora não saibamos o lugar exacto em que cada uma delas se vai sentar. Os casos possíveis são as diferentes maneiras de elas receberem os 3 bilhetes de um conjunto de 15, ou seja, todos os ternos não ordenados formados a partir do conjunto de 15 bilhetes. Casos Possíveis: . Os casos favoráveis são apenas 2: ou recebem os bilhetes 1-2-3 ou os bilhetes 13-14-15. Logo, . 2.º Processo Vamos pensar nos três bilhetes destinados às três amigas, mas interessando-nos agora a ordem como elas ocuparão depois esses três lugares. Continuamos a ignorar os outros 12 bilhetes. O espaço de resultados é o conjunto dos ternos ordenados. Por exemplo, um dos seus elementos é o terno , ou seja, a Ana fica no lugar 5, a Bela no 7 e a Carla no 15. Os casos possíveis são portanto as diferentes maneiras de elas receberem 3 bilhetes de um conjunto de 15, mas em que a ordem por que recebem os bilhetes é importante. Casos Possíveis: . Se os bilhetes que elas receberem forem 1, 2 e 3, como a ordem interessa, há seis maneiras de elas os ocuparem (são as permutações de 3). O mesmo se passa para os bilhetes 13, 14 e 15. Logo, os casos favoráveis são: . Assim, .
3.º Processo Desta vez vamos considerar todas as maneiras como os 15 alunos se podem sentar nos 15 lugares. O espaço de resultados é constituído por todas as permutações dos 15 alunos pelas cadeiras. Os casos possíveis são portanto as permutações de 15. Casos Possíveis: . Se as três amigas ficarem nos lugares 1, 2 e 3, podem permutar entre si, e os outros 12 alunos também. O mesmo se passa se ficarem nos três últimos lugares. Então: Casos Favoráveis: . Logo, .
4.º Processo Vamos calcular a probabilidade pedida admitindo que os bilhetes vão ser entregues um a um às três amigas. A primeira vai receber o seu bilhete. Dos 15 lugares, há 6 que lhe servem (os três primeiros e os três últimos). Chegou a vez da segunda. Há 14 bilhetes e a ela só servem os dois lugares que restam na ponta onde a primeira ficou. Finalmente, a terceira, dos 13 bilhetes restantes, tem de receber o único que sobra na ponta onde estão as amigas. Logo, .
Portanto, NÃO ESQUEÇA:
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