Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego

Ficha de Trabalho de Matemática

27/03/2011                                                                                                                                     8.º Ano

1.   Na figura, [ABCD] é um rectângulo.
Os dois arcos são semicircunferências tangentes entre si.

      Determina a área da superfície não sombreada.

2.   Dois amigos, depois de terem falado ao telefone, decidiram encontrar-se à porta do cinema.

      Qual chegou primeiro, sabendo que o que mora na casa A passa primeiro pela pastelaria enquanto o outro vai directamente para o cinema?

Nota: Considera que os dois amigos se deslocam à mesma velocidade.

3.   Observa o diagrama referente à função .

a)   Determina os valores das letras a, b, c e d.

b)   Indica o domínio e o contradomínio de .

 

 

4.   O Martim prendeu, com uma trela, o seu cão a um poste, próximo do supermercado do parque de campismo. O cão ficou encostado ao poste mas, ao ver o dono desaparecer, tentou libertar-se. Afastou-se rapidamente do poste, até a trela ficar completamente esticada. Depois, correu à volta do poste, com a trela completamente esticada (a trela rodou em torno do poste, nunca se enrolando neste). Já cansado, aproximou-se lentamente do poste, até ficar encostado a este, à espera do Martim.

      Seja d a distância entre o cão e o poste e seja t o tempo que decorre desde que o Martim prendeu o cão ao poste. Qual dos três gráficos seguintes poderá representar a situação descrita? Explica a razão que te leva a rejeitar cada um dos outros dois gráficos.

 

5.   O pai da Catarina utiliza o carro todos os dias para ir trabalhar.

a)   Observa a tabela e, supondo que o consumo do automóvel é directamente proporcional à distância percorrida, completa-a.

 

(d) Distância (km)

20

 

60

 

180

(c) Consumo (l)

1

2

 

6

 

 

b)   Sabendo que o custo do gasóleo é 1,32 euros por litro e o pai da Catarina, por semana, faz em média 500 km, determina quantos euros gasta em combustível por semana.

c)   Escreve uma expressão analítica da função, escrevendo c em função de d.

6.   O diagrama mostra uma sequência feita com triângulos. Cada triângulo é construído com fósforos.

~AUT0002

a)   Completa a tabela:

N.º de triângulos

1

2

3

4

5

6

N.º de fósforos

 

 

 

 

 

 

b)   Escreve uma fórmula que permita calcular o número de fósforos utilizados para construir n triângulos.

c)   Quantos triângulos se podem fazer com 749 fósforos?

d)   Se tivéssemos 80 fósforos e os utilizássemos para fazer triângulos, sobrar-nos-ia algum?
Justifica com os cálculos necessários.

7.   O clube do João utiliza a pista do Estádio Municipal de 5 em 5 dias e o clube do Paulo utiliza a mesma pista de 10 em 10 dias. No dia 20 de Janeiro, os atletas dos dois clubes encontraram-se, no estádio, e treinaram juntos.

      Voltaram a encontrar-se durante o mês de Janeiro? Em caso afirmativo, em que dia?

8.   Sabendo que  e que , determina o valor de a.

9.   Qual é o máximo divisor comum entre 12 e 24?

[A]                                    [B]                                    [C]                                 [D]     

10. Tenho 168 bolas de ténis e 126 bolas de golfe.
Quero separá-las em caixas, cada caixa com o mesmo número de bolas de cada tipo.

      Qual é o maior número de caixas que posso usar? Qual a composição de cada uma das caixas?

11. Simplifica, usando, sempre que possível, as regras de operações com potências e apresenta o resultado sob a forma de uma única potência de expoente positivo.

a)    

b)    

c)    

12. Calcula apresentando o resultado em notação científica.

a)    

b)    

c)    

13. Há cerca de 60 milhões de células na retina do olho humano.
Em média, uma célula do corpo humano tem de massa 0,000 000 000 8 gramas.

      Qual é, aproximadamente, a massa das células que existem na retina do olho humano?

14. A mais pequena das aves é o colibri, Calypte Helenae, que vive em Cuba, o qual da ponta do bico à ponta da cauda mede 65 milésimas do metro e pesa 2 milésimas do quilograma.

a)   Escreve em notação científica os números referidos no texto.

b)   Se a massa de um parasita for de  e um colibri comer por dia a quarta parte da sua massa, quantos parasitas come por dia?

15. Observa o triângulo ao lado.

      Um triângulo semelhante ao anterior é:

[A]          [B]          [C]          [D]   

16. Observa o triângulo e os dados indicados na figura ao lado.

Os segmentos de recta [BC] e [DE] são paralelos.

a)   Justifica que os triângulos [ABC] e [ADE] são semelhantes.

b)   Determina .

 

 

 

 

 

 

 

Soluções

 

1

2

3

4

5

6

7

8

 

 e .
Portanto, chegou primeiro o amigo que mora na casa B.

, ,  e  

A

 

 

30 de Janeiro

 

33  

 

 e  

374 triângulos

 

 

 

9

10

11

12

13

14

15

16

 

42 caixas.
4 bolas de ténis e 3 de golfe.

 

 

 

 e  

A

 

 

 

100.000 parasitas.

 

 

 

 

 

Actualizada em
 04-07-2011