Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de MatemáticaAno Lectivo 2002/03 Função afim 10.º Ano
Nos exercícios 1 e 2 explora o sketch GSP em:http://www.prof2000.pt/users/amma/recursos_materiais/rec/10_ano/f_trab/2002_03/funcao_afim.gsp http://www.prof2000.pt/users/amma/recursos_materiais/rec/10_ano/f_trab/2002_03/f_afim.htm
1. Os gráficos
das funções (de domínio a) Observa o gráfico de algumas delas, fixando um valor para b e atribuindo a m os valores concretos que entenderes - positivos, negativos,... Que verificas? b) Qual a influência do parâmetro m nos gráficos desta família de funções? c) Estuda ainda a família de funções d) Qual a influência do parâmetro b nos gráficos desta família de funções? 2. Faz uma
síntese, oral, do estudo da função afim: 3. Escreve a expressão analítica e representa graficamente a função afim cujo gráfico é uma recta que: a) tem declive b) tem declive 4. Relativamente às funções da questão anterior, resolve as questões seguintes e depois confirma os resultados graficamente. a) Resolve analiticamente a equação b) Resolve analiticamente a inequação Solução (Nota: A resolução apresentada em b) não é a correspondente ao pedido) 5. A média de dois números x e y é 6. a) Escreve uma equação que traduza a condição e resolve-a em ordem a y. b) Indica três pares de números nas condições referidas. c) Se um dos números é dobro do outro, quais são
os números?
6. Observa a figura seguinte e, de acordo com os dados, determina a expressão analítica da função afim cujo gráfico é a recta: a) AC, sabendo que a área do triângulo [OAC] é b) BC, sabendo que o triângulo [OBC] é isósceles. Nota: Para
verificares a tua resposta, utiliza o seguinte sketch GSP:
7. No referencial está representado um triângulo
rectângulo isósceles [OAB]. a) Escreve uma equação vectorial da recta que contém [AB]. a) Escreve a equação reduzida da recta que contém [AB]. b) Mostra que qualquer rectângulo definido por P e pelos semieixos positivos, como mostra a figura, tem perímetro 16. Nota: Para perceber
a relação obtida, utiliza o seguinte sketch GSP: 8. Para cada a) Se b) Determina a de modo que o gráfico da função contenha o ponto de coordenadas (1, 3). c) Indica o valor de a de modo que f não tenha zeros. d) Determina a de modo que a função seja decrescente.
9. Um rato está a ser perseguido por um gato. Nota: Começa por
explorar os recursos disponíveis (folha de cálculo e programa Modellus) na
actividade “Um gato e um rato”, em: a) O que representam as expressões b) Determina a hora em que o gato alcançou o
rato.
Nos exercícios 10 e 11, além da resolução analítica, apresenta também uma exploração gráfica das situações10. As cidades do
Porto e Lisboa estão a 300 Km de distância e são servidas por uma linha de
caminho de ferro. À mesma hora partem dois comboios directos (não param em
nenhuma estação), um de Lisboa com destino ao Porto e outro do Porto com
destino a Lisboa. O comboio que se dirige para Lisboa tem uma velocidade
constante de 100 Km/h. O que se dirige para o Porto tem uma velocidade
constante de 80 Km/h.
11. O Fernando e
a irmã vivem à beira de uma estrada que conduz a um castelo situado a 5 Km de
distância. Ambos trabalham no Castelo, ela no período da manhã e ele no período
da tarde. Cruzam-se sempre no caminho para que ela lhe possa entregar a chave
do Castelo. Ele sai de casa às 12 horas e demora 15 minutos a fazer cada
quilómetro. À mesma hora a sua irmã sai do Castelo e dirige-se para casa
demorando 20 minutos para percorrer cada quilómetro.
SOLUÇÕES1. 2. 3. 4. a) b) 5. a) b) 0 e 12, .2 e 10, 3 e 9 (p.e.). c) Designando por y o maior dos números,
vem: 6. a) Para que o triângulo [AOC] tenha 1,5 de área,
o ponto A tem de possuir as coordenadas (1, 0). b) Para que o triângulo [BOC] seja isósceles, o
ponto B tem de possuir as coordenadas (3, 0). 7. a) Como b) Logo, c) Sugestão: Utiliza o sketch sugerido. 8. a) Para b) Para que o gráfico da função contenha o ponto
considerado, as suas coordenadas (1, 3) terão de verificar a expressão dada.
Logo, c) Para que a função afim d) A função afim 9. a) Representam as distâncias, respectivamente, do rato e do gato, ao fim de t segundos após as 20 h 52 min 3 s, relativamente ao ponto em que o gato se encontrava nesse momento. b) O gato alcança o rato no instante em que
essas distâncias se igualarem. Logo, 10. Os
comboios encontram-se passado 1 hora e 40 minutos (5/3 da hora). 11. Cruzam-se,
aproximadamente, às 12 h 42 m 51 s. (
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