Ficha de Trabalho de Matemática

Trabalho de Grupo

Ano Lectivo 2004/05                                      Ângulos internos de um triângulo                                                               7.º Ano

 

Animação 3

Voltar

 
Elementos I.32: Em qualquer triângulo, prolongado um seu lado, o ângulo externo iguala a soma dos dois interiores não adjacentes, e a soma dos três ângulos interiores do triângulo é igual a dois rectos.

Construção:
Construamos CE, através do ponto C e paralela à recta AB. (I.31)

Por favor habilite Java para uma construção interativa (com Cinderella).  

Created with Cinderella

Ficheiro Cdy: I32


Nota:

Se pretenderes perceber ou conhecer as justificação indicadas entre parêntesis na prova ao lado, podes consultá-las em português no endereço seguinte:
http://www.prof2000.pt/users/zemaria/CINDERELLA/Tarefa_5_P32.htm
   

 

Prova:

Como a recta AB é paralela à recta CE, e a recta AC lhes é secante, então os ângulos alternos BAC e ACE são iguais entre si. (I.29)
De igual modo, como a recta AB é paralela à recta CE, e a recta BD lhes é secante, então o ângulo exterior ECD é igual ao interior ABC. (I.29)

Adicionemos o ângulo ACB a cada. Então a soma dos ângulos ACD e ACB iguala a soma dos três ângulos ABC, BCA e CAB. (C.N.2)

Mas a soma dos ângulos ACD e ACB iguala dois ângulos rectos. (I.13) Portanto, a soma dos ângulos ABC, BCA e CAB também iguala dois ângulos rectos. (C.N.1)

 

Nota:
Certamente estás intrigado com tanta circunferência e algumas rectas que são visíveis de forma suave na animação.
Na geometria de Euclides, apenas se pode utilizar a régua não graduada e o compasso (que não permite transferir comprimentos). Foi a utilização dessa técnica que exigiu essa quantidade de linhas.
   

 

Página actualizada em 04-12-2004

Ficha de Trabalho realizada por Ana Mendes, Aníbal Almeida e António Amaral, no âmbito do Círculo de Estudos História da Matemática com o Cinderella