Através do protocolo firmado com a Apple, a Universidade de Coimbra pode colocar no iTunes U, uma secção da maior loja de conteúdos digitais do mundo, conteúdos gratuitos sob a forma de vídeo, audio, PDF ou eBook (epub). Estes conteúdos não são sujeitos a qualquer regime de exclusividade, ou seja, os conteúdos colocados no iTunes podem ser colocados em quaisquer outras plataformas.
A Universidade quer ter uma representação alargada das diferentes áreas do saber, pensada para um público variado, lusófono e não necessariamente especialista. Este projecto denomina-se, por isso, Saber para todos.
Os formatos dos conteúdos no iTunes U incluem conferências, aulas, mesas redondas e apresentações de diapositivos com narração, em português, inglês ou noutras línguas para as quais exista um público significativo. Os conteúdos devem encontrar-se livres de direitos de propriedade intelectual e os intervenientes devem assentir à divulgação da sua imagem pela Universidade de Coimbra.
Nesta fase inicial foram privilegiados conteúdos especialmente preparados para a comunidade lusófona em áreas de interesse alargado. O formato ideal dos contributos a incluir é o de uma “colecção” de vídeo ou gravações áudio, iniciada com uma breve apresentação do tema, com uma duração de um ou dois minutos, e composta por quatro ou mais “episódios” de 15 a 20 minutos.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC está a desenvolver supramoléculas organometálicas para a geração de novos materias capazes de remover da atmosfera dois dos principais gases do efeito estufa, o dióxido de carbono e o metano.
Investigadores da FCTUC desenvolveram uma novo método de calibração através de uma imagem 3D que vem apoiar a realização de cirurgias ao joelho: o ArthroNav - Navegação Assistida por Computador em Cirurgia Ortopédica.
Num mundo onde praticamente a cada minuto uma bomba é detonada, investigadores da Universidade de Coimbra criaram um dispositivo de desativação remota de bombas. A equipa foi galardoada com o 3º mais importante trabalho científico nessa área na Europa durante o 6º simpósio Europeu de Armas não Letais na Alemanha.
Um estudo liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC está na base da nova legislação europeia de eficiência energética para motores elétricos. Até 2020 estima-se uma poupança equivalente à quantidade de energia produzida em Portugal durante 3 anos.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) tem vindo a trabalhar com atletas de alta competição de modalidades de grande exigência física, no sentido de confirmar cientificamente a maior propensão destes desportistas para contrair certas doenças respiratórias e desenvolver estratégias e métodos de treino que minimizem essa predisposição.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveu uma nova técnica de seleção de espermatozóides para efeitos de reprodução assistida.
A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade é uma das doenças que mais afectam as pessoas com mais de 60 anos. A Faculdade de Medicina da UC, em parceria com a Universidade de Trufts, Boston, está a desenvolver uma investigação para encontrar novas estratégias terapêuticas para a doença conhecida como "Alzheimer do Olho".
Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra criam o primeiro centro mundial dedicado ao estudo e recolha de informação sobre a interação entre plantas e medicamentos.
Oito investigadores portugueses, coordenados por Joaquim Santos, do Centro de Instrumentação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integram a equipa de 32 cientistas que descobriu que o protão é mais pequeno do que o que se pensava
O Safespeed, projeto desenvolvido pela FCTUC, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Universidade do Minho, pretende adaptar o limite de velocidade legal às características da via e evitar assim as transgressões desnecessárias
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Medicina desenvolveu um dispositivo biocompatível para o tratamento do glaucoma. Esta nova forma de tratamento revela-se mais eficiente e económica do que o tratamento através de colírios (gotas).
A FCTUC está a desenvolver uma técnica inovadora, não invasiva e sem contato, para a monitorização hemodinâmica. A próxima fase são os ensaios clínicos, mas a investigação já recebeu o prémio Best Student Paper Award na conferência Biosignals 2011, uma conferência internacional de referência.
Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina e do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem descobriram um mecanismo que pode vir a travar as consequências da diabetes.
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra lideram um projeto de clonagem de medronheiros com o objectivo de os tornar mais produtivos e resistentes.
O Vigilis, estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, revela que mais de 7 mil servidores nacionais estão vulneráveis a ataques de pirataria e alerta para a falta de cuidados de privacidade dos utilizadores das redes sociais.
A SenseWall é uma parede multisensorial criada por três antigos estudantes do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Tecnologia de ponta, à distância de um toque.
Investigação do Departamento de Mecânica da FCTUC descobriu um revestimento nanocompósito inovador que permite gerar novas cores e uma boa resistência ao desgaste e corrosão.
O projeto Selina: "Standby and Off-Mode Energy Losses In New Appliances Measured in Shops" foi coordenado pela Universidade de Coimbra em conjunto com mais doze países europeus. A UCV falou com Aníbal Traça de Almeida para saber quanto consumimos a mais quando os equipamentos eléctricos estão desligados.
A assinalar os 25 anos do Serviço de Esterilidade e Medicina da Reprodução dos Hospitais da Universidade de Coimbra, foi anunciada a criação de um Centro de Preservação da Fertilidade.