Um campeonato de jogos
Diagramas de extremos e quartis: Matematicamente Falando 8 - Pág. 223 Ex. 1
A turma do Rafael organizou um campeonato de jogos na sua escola. Neste campeonato, os pais participaram em algumas competições. O Rafael registou o tempo (em segundos) gasto, pelos pais e pelos alunos, a terminar um jogo de computador.
- Organiza os dados num diagrama de caule-e-folhas para cada uma das distribuições.
- Calcula a média dos tempos obtidos pelos pais e pelos alunos.
- Determina a mediana e os quartis para cada conjunto de dados.
- Constrói paralelamente os diagramas de extremos e quartis para cada conjunto de dados.
- Compara e comenta os resultados obtidos pelos dois grupos.
A turma do Rafael organizou um campeonato de jogos na sua escola. Neste campeonato, os pais participaram em algumas competições. O Rafael registou o tempo (em segundos) gasto, pelos pais e pelos alunos, a terminar um jogo de computador.
- Apresenta-se seguidamente os dados organizados num diagrama de caule-e-folhas, para cada uma das distribuições.
- As média dos tempos (em segundos) obtidos pelos pais e pelos alunos são as seguintes:
\({{\bar x}_P} = \frac{{320 + \ldots + 321}}{{18}} = \frac{{6135}}{{18}} \approx 341\) e \({{\bar x}_A} = \frac{{280 + \ldots + 306}}{{18}} = \frac{{5462}}{{18}} \approx 303\). - Considerando a ordenação dos dados presente nos diagramas de caule-e-folhas acima, comecemos por registar os extremos e os quartis da distribuição dos tempos gastos pelos pais e pelos alunos.
(Escreve as listas completas e confirma os valores indicados a seguir.)
Mínimo 1.º quartil Mediana 3.º quartil Máximo Pais \[{{x_1} = 320}\] \[{{x_5} = 335}\] \[\frac{{{x_9} + {x_{10}}}}{2} = \frac{{340 + 341}}{2} = 340,5\] \[{{x_{14}} = 352}\] \[{{x_{18}} = 364}\] Alunos \[{{x_1} = 280}\] \[{{x_5} = 293}\] \[\frac{{{x_9} + {x_{10}}}}{2} = \frac{{305 + 305}}{2} = 305\] \[{{x_{14}} = 314}\] \[{{x_{18}} = 323}\] - Seguem os diagramas de extremos e quartis para cada conjunto de dados.
- Ainda que em ambos os grupos a amplitude dos dados seja idêntica (44 e 43 segundos), o grupo dos pais é mais lento, pois demora a terminar o jogo de computador cerca de mais 38 segundos do que o grupo dos alunos.
No entanto, o grupo dos pais apresenta uma maior concentração dos 50% dos tempos mais centrais, pois a amplitude interquartil deste grupo é de 17 segundos, enquanto no grupo dos alunos essa amplitude é 4 segundos mais extensa.