Oficina para a paz; a construção da sede da ONU

Para o 60.º aniversário das Nações Unidas, a história de como onze arquitetos de renome mundial se uniram para projetar a sede da ONU em 1945

Este documentário de 54 minutos (A Workshop for Peace), produzido pela ONU/Peter Rosen Productions, Inc. mostra os bastidores do processo de concepção do projeto de arquitetura da sede da ONU em NY, que reuniu alguns dos principais arquitetos do mundo na época. A equipa era formada por 11 arquitetos: N. D. Bassov (União Soviética), Gaston Brunfaut (Bélgica), Ernest Cormier (Canadá), Le Corbusier (França/Suíça), Liang Ssu-cheng (China), Sven Markelius (Suécia), Oscar Niemeyer (Brasil), Howard Robertson (Reino Unido), G. A. Soilleux (Austrália) e Julio Villamajo (Uruguai), sob coordenação geral do arquiteto norte americano Wallace Harrison, autor do projeto do Lincoln Center e que participou da obra do Rockfeller Center.

Durante 5 meses (fevereiro a junho de 1947), os arquitetos trabalharam dia e noite e produziram quase 50 propostas. A proposta de Oscar Niemeyer, de número 32, foi escolhida por unanimidade. Após a escolha, para agradar Le Corbusier que estava insatisfeito por ter sido preterido, Niemeyer aceitou, a contragosto, fazer pequenas alterações e apresentar uma proposta conjunta com Corbusier (proposta 23-32). Esta proposta final é a que foi construída.

Hiperligações relacionadas:

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.